Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré


História

O Património Histórico deve sempre ser exaltado em qualquer região, visto que retrata as mais profundas origens e os mais importantes acontecimentos de uma povoação.

A Gafanha era um local de areal inculto, que começou por ser habitada desde o século XVII, e em 1758 já era uma povoação com 14 vizinhos ou fogos e 40 pessoas. No século XIX incrementou-se o povoamento, graças a gentes vindas principalmente dos concelhos de Vagos e de Mira, tão necessitados se encontravam de terra para cultivar. E é curioso verificar como o povo de Ílhavo e de Aveiro nunca se interessou pelo aproveitamento destes areais esbranquiçados e estéreis.

Em épocas diversas esta região foi ocupada e reocupada por gentes de usos e costumes variados que se entrosaram nos usos e costumes dos caseiros que por aqui se haviam estabelecido com a ânsia primeira de dominarem dunas teimosas e estéreis, à força de braços habituados a trabalhos duros e de vontades de “antes quebrar que torcer”. Depois foram os trabalhos nas obras do porto e construção do farol, nos estaleiros e nas secas do bacalhau, nas salinas e na plantação da mata da Gafanha que atraíram esses povos, vindos também do Minho e das Beiras.

A freguesia da Gafanha da Nazaré, tomou o designativo da padroeira da sua igreja Nossa Senhora da Nazaré. Também se chamou Gafanha da Cale da Vila, por ficar contígua ao esteiro deste nome que conduzia à antiga vila de Aveiro. A antiga “Cale da Vila”, tem uma história recente, que se explica pela formação também recente do seu território, quer pela fixação da sua população que apenas se iniciou há poucas centenas de anos.

Localização

A Gafanha da Nazaré está situada no extremo norte do concelho de Ílhavo. É uma jovem cidade onde tudo se pode encontrar, nos mais diversos setores de atividade, desde o empresarial, o comercial e o lúdico. Tem vários Portos, como o de pesca artesanal, de pesca longínqua, para além de uma área comercial muito evoluída e um conjunto de indústrias diversificado e abrangente nos mais diversos setores de produção. O território geográfico onde se insere, é particularmente favorecido, tanto a nível das suas acessibilidades como ao nível do enquadramento paisagístico. Posicionada entre o mar e a ria, destacam-se como principais motivos de interesse, o vasto património cultural, histórico e gastronómico, sendo disso exemplo, a Casa Gafanhoa, o Jardim Oudinot, o Forte da Barra, a Guarita, o Jardim 31 de Agosto, o Porto Bacalhoeiro, o Porto de Pesca Costeira, o Porto de Aveiro, o Jardim da Alameda Prior Sardo e o Navio Museu de Santo André. Esta é uma cidade que vale a pena visitar, desfrutar e onde é bom viver!

 

Clientes Premium

Tenha a visibilidade que merece!

Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra

Clientes em Destaque

Tenha a visibilidade que merece!

Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra
Portal Praia da Barra

Quem Somos

O Portal Praia da Barra tem como objetivo fundamental a divulgação de conteúdos e informações relativas à localidade.

Ler Mais
Copyright © 2024 - Virtuoso e Suculento
  (+351) 938 848 418
  portais.visu@gmail.com